“Desligar” é melhor forma de reter talento e promover produtividade e eficácia

  • Ricardo Vieira
  • 29 Maio 2019

De acordo com estudos relativos ao mercado de trabalho, a geração millennial queixa-se que muitas vezes sofre de esgotamento no trabalho. Adecco faz recomendações.

O burnout ou síndrome do esgotamento profissional passou a integrar a lista de doenças aprovada pela Organização Mundial de Saúde este sábado, e estudos revelam também que os funcionários que experienciam o esgotamento são mais propensos a tirar um dia de baixa e a deixar o seu empregador atual. Estas razões levam a Adecco a alertar para que “as empresas que querem manter os seus funcionários com melhor desempenho – e se querem que continuem” a ser produtivos e eficientes – devem incutir uma cultura de personal time off”.

Perceber que funcionários correm risco de burnout é uma das principais preocupações dos executivos que participaram do “Global Talent Trends 2019” mas, revela a Adecco, “muitas são as empresas nas quais ainda hoje se premeiam os colaboradores que vão de férias com o portátil e o telemóvel, que verificam os seus emails, respondem e trabalham durante esse período”.

Para os especialistas de recursos humanos desta empresa, “o tempo pessoal desconectado do trabalho, ou PTO – Personal Time Off – é fundamental para o bom equilíbrio vida/trabalho”. “A desconexão obriga ao descanso, melhora a saúde e bem-estar emocional, gera maior capacidade de foco, dá melhor capacidade de prioritização, mais confiança na equipa de trabalho, e o regresso torna-se mais desejado”, afirmam.

“Desligar” deve fazer parte da cultura da empresa, garantindo a Adecco que é a forma para as empresas reterem “os funcionários que têm melhor desempenho. E se querem que continuem a ser produtivos e eficientes”. Neste sentido a empresa destaca quatro princípios que não devem ser esquecidos:

  • Não há problema em desligar; dê essa permissão a si próprio;
  • Tire tempo para si para renovar energias e revitalizar;
  • Foque-se na sua saúde e no seu bem-estar;
  • Ao tirar o tempo para desligar-se estamos mais ligados ao trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Desligar” é melhor forma de reter talento e promover produtividade e eficácia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião