Preço do gás natural vai baixar a 1 de outubro

Regulador aprovou proposta de novas tarifas e preços regulados para o gás natural que irão vigorar para o período de 1 de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020.

A ERSE — Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos — aprovou esta sexta-feira a descida nas tarifas transitórias do gás natural de 2,2% para clientes finais com um consumo inferior ou igual a 10 mil metros cúbicos. Além da redução destas tarifas, o regulador aprovou igualmente a proposta de baixar entre 6,8% e 26,2% as tarifas de acesso às redes.

Em relação à redução de 2,2% dos preços para clientes finais, a ERSE aponta que a mesma vai beneficiar “apenas cerca de 280 mil consumidores que permanecem no comercializador de último recurso e que representam cerca de 3% do consumo total nacional”. Os novos preços entram em vigor a 1 de outubro próximo, mantendo-se inalterados até final de setembro do próximo ano.

Além destes 280 mil consumidores, a tarifa definida para este universo é também determinante no apuramento da tarifa social para o gás natural, com os clientes com acesso a este tarifário a beneficiar “de um desconto de 31,2% sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais, conforme despacho do membro do Governo responsável pela área da energia”, diz a ERSE.

Já em relação às tarifas de acesso às redes, estas vão recuar entre 6,8% e 26,2%, dependendo se se trata de acesso de baixa ou alta pressão. Por tarifas de acesso à rede entende-se o pagamento por todos os consumidores da utilização das infraestruturas de redes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural vai baixar a 1 de outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião