Banco Mundial corta previsão para crescimento da economia global

  • Lusa
  • 5 Junho 2019

Os conflitos comerciais, as pressões financeiras e a desaceleração inesperada de economias de países mais ricos são alguns dos elementos que pesam no crescimento global.

O Banco Mundial desceu esta quarta-feira a sua estimativa para a evolução da economia global este ano devido aos conflitos comerciais, às pressões financeiras e à desaceleração inesperada de economias de países mais ricos.

O Banco Mundial antecipa agora que a economia global cresça 2,6% este ano, a menor expansão desde 2016 e abaixo do crescimento de 2,9% previsto em janeiro, noticia a Associated Press. A instituição reviu em baixa a previsão de crescimento das principais regiões do mundo, apesar de ter mantido a previsão para os Estados Unidos da América, de uma expansão de 2,5% em 2019.

Para o conjunto dos 19 países do euro, o Banco Mundial cortou a sua estimativa para uma expansão de 1,2% este ano, contra os 1,8% registados em 2018 e uma evolução que fica 0,4 pontos percentuais abaixo da previsão de janeiro (1,6%).

Penalizado pela guerra comercial entre a administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, e a China, o comércio global deverá crescer apenas 2,6% este ano, o mais fraco ritmo de crescimento desde a crise financeira de 2008. “Ainda não estamos a clicar no botão de pânico”, afirmou Ayhan Cose, economista do Banco Mundial.

“Mas estamos a enviar uma mensagem” de uma desaceleração possivelmente mais profunda caso as hostilidades comerciais persistam, acrescentou o responsável do Banco Mundial, adiantando que “é tempo de os responsáveis políticos encontrarem formas de resolver as suas diferenças”.

O Banco Mundial antecipa que a China, a segunda maior economia do mundo depois dos Estados Unidos, cresça 6,2% este ano, o pior desempenho desde 1990. Já a economia do Japão deverá crescer 0,8%, o mesmo desempenho de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Mundial corta previsão para crescimento da economia global

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião