Freguesia do concelho do Marco promove reflorestação com a ajuda dos proprietários
Projeto surgiu de uma "candidatura a fundos comunitários para reflorestar parte da zona ardida”, José Couto, presidente da junta de freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo.
“Com o grande incêndio de final de verão de 2015 na zona da serra que está integrada no ZIF (Zona de Intervenção Florestal), surgiu a possibilidade de uma candidatura a fundos comunitários para reflorestar parte da zona ardida”, menção de José Couto, presidente da junta de freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, concelho de Marco de Canaveses.
E assim foi: com a ajuda da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, que dá o apoio técnico, foi submetido um projeto que foi financiado pela Comunidade Europeia no âmbito da Reabilitação da Floresta Afetada – PDR 2020.
A Serra de Montedeiras tem uma elevação de cerca de 600 metros e, a partir dos 450 metros, está sem árvores e com vegetação rasteira. O projeto de reflorestação abrange uma área de 46 hectares e consiste em plantar árvores autóctones, como carvalho róbur e bétulas, desde a elevação de 450 metros até cerca de 550 metros, numa intensidade de 625 plantas por hectare. Tem ainda como objetivo recuperar e limpar as linhas de água existentes.
Este projeto de reflorestação envolve mais de três dezenas de proprietários, “ainda que alguns estejam ainda por identificar”, sublinha José Couto.
O presidente da junta de freguesia de Penha Longa explica que, “como não foi possível identificar alguns dos proprietários em tempo útil para a respetiva plantação, foram elaborados e publicados editais para se pronunciarem sobre o assunto. As árvores foram plantadas ficando agora sob a responsabilidade de cada um em tratar e cuidar dos terrenos para a sua expansão”, explica, adiantando ainda que a junta de freguesia tem vindo a acompanhar e monitorizar a plantação para verificação do cumprimento do projeto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Freguesia do concelho do Marco promove reflorestação com a ajuda dos proprietários
{{ noCommentsLabel }}