“PSD não é muleta da geringonça”, diz Rui Rio. Sociais-democratas votam contra Lei de Bases da Saúde
Para Rui Rio, o PS deu uma "desculpa de mau pagador" para não avançar com as negociações sobre a Lei de Bases da Saúde. "É preferível que a Lei de Bases chumbe e fiquei como está”, diz.
Perante a rejeição do PS das condições apresentadas pelos sociais-democratas para negociar a Lei de Bases de Saúde, Rui Rio diz que “o PSD não existe para ajudar o Governo” e adianta que “é preferível que a [proposta da] Lei de Bases chumbe e fique como está”. O presidente do PSD reitera ainda que “isto é uma vitoria da ala radical de esquerda do PS sobre a ala moderada do PS”.
Relativamente à ação dos socialistas, Rio diz, em conferência de imprensa, que “ou o PS nunca esteve de boa-fé nisto, ou se esteve de boa-fé achava que o PSD estava aqui para ser muleta da geringonça quando a geringonça não consegue funcionar”. “Não estamos aqui para fazer fretes”, completa Rui Rio, que classifica a justificação dos socialistas para não aceitar as condições como uma “desculpa de mau pagador”.
Questionado sobre se já disse ao grupo parlamentar para votar contra o texto final, na reunião do grupo de trabalho que se debruça sobre a Lei de Bases da Saúde, a 2 de julho, o líder social-democrata diz que “nem é preciso dar indicação”. “É preferível que a Lei de Bases chumbe e fique como está”, acrescenta o presidente do PSD.
Rui Rio garante que a intenção do partido nestas negociações não era uma “revisitação total da lei” e que o que está em causa era, por exemplo, fazer referência aos cuidados continuados e pedir o reconhecimento ao direito aos cuidados paliativos. “É demais pedir isto?”, questiona o líder social-democrata.
(Notícia atualizada às 18h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“PSD não é muleta da geringonça”, diz Rui Rio. Sociais-democratas votam contra Lei de Bases da Saúde
{{ noCommentsLabel }}