Porto vai ter passes gratuitos para adolescentes dos 13 aos 15 anos

  • Lusa
  • 9 Julho 2019

Medida foi anunciada em fevereiro e implica um investimento aproximado de um milhão de euros. Rui Moreira diz que é “nestas idades que se criam e transformam hábitos”. Fal

A Assembleia Municipal do Porto foi unânime em aprovar a criação do título “Porto.13-15”, que assegura a gratuitidade na utilização dos transportes públicos no sistema intermodal Andante para todos os jovens entre os 13 e os 15 anos.

Durante a sessão extraordinária deste órgão deliberativo, na segunda-feira à noite, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, explicou que a decisão de estender a gratuitidade até aos 15 anos prendeu-se com o facto de ser “nestas idades que se criam e transformam hábitos”.

Falando numa medida fundamental, o autarca assumiu que esta está relacionada com a questão da mobilidade e das alterações climáticas, integrando-se num “pensamento estratégico”.

Contudo, Rui Moreira assumiu que será necessário, por exemplo, melhorar a oferta e o conforto.

A intenção de estender a gratuitidade aos jovens com idade até aos 15 anos nas deslocações dentro da cidade do Porto, para todos os seus residentes entre os 13 e os 15 anos a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho, foi anunciada em fevereiro deste ano e implica um investimento aproximado de um milhão de euros.

A medida deverá entrar em vigor a partir de setembro, ou seja, no início do próximo ano letivo.

Os custos de utilização mensal dos títulos de transporte serão assegurados pelo município mediante a celebração de protocolo com o TIP – Transportes Intermodais do Porto.

Apesar de elogiar a aposta no estímulo à utilização do transporte público, o social-democrata Francisco Carrapatoso entendeu que a medida deveria ser alargada aos jovens até aos 18 anos.

Partilhando da mesma opinião, Susana Constante Pereira, do BE, salientou que se a medida fosse alargada até aos 18 anos seria um “contributo fundamental” ao orçamento das famílias.

Também o deputado da CDU Rui Sá mostrou-se favorável à iniciativa, mas considerou que o transporte escolar merece uma reflexão.

Por seu lado, Carla Leitão, eleita pelo movimento independente de Rui Moreira, lembrou o “enorme sentido estratégico” desta medida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto vai ter passes gratuitos para adolescentes dos 13 aos 15 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião