Governo prepara plano de emergência para a greve dos camionistas. Esta e outras notícias nos jornais nacionais

  • ECO
  • 18 Julho 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os socialistas ressuscitaram a ideia de uma nova ponte sobre o Tejo. O dia fica ainda marcado pela nota de que o Governo já está a preparar um plano de emergência para a greve dos motoristas e pela subida das subvenções pagas aos partidos à boleia do aumento do IAS. Os proprietários de imóveis em centros históricos podem reclamar IMI e os moderadores contestam créditos de construção.

Governo prepara plano de emergência para a greve dos camionistas

O Executivo de António Costa já está a preparar uma rede de abastecimento de emergência, caso se concretize a greve dos motoristas de matérias perigosas, marcada para 12 de agosto. O secretário de Estado da Energia sublinha: “Estamos a criar as condições para, se necessário, montar um sistema logístico alternativo de distribuição de combustíveis, no caso de não haver cumprimento de serviços mínimos”. O Governo está ainda a trabalhar na definição de serviços mínimos, de modo a evitar um cenário semelhante àquele que foi registado na última greve destes profissionais. Leia a notícia completa na TSF (acesso livre).

Moradores contestam créditos de construção

O Movimento “Stop Torre 60m Portugália” analisou os vários créditos conseguidos pelo promotor do quarteirão da Portugália, na Avenida Almirante Reis, e concluiu que existe um conjunto de falhas, desde o volume final excessivo para o projeto, a falta de proporcionalidade ou mesmo créditos nulos ou que “incidem sobre si mesmos”. O documento redigido concluiu ainda que o projeto não só usa e abusa dos créditos, como à conta deles consegue aumentar a construção em 60%. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios

Nova ponte sobre o Tejo volta a ser prioridade dos socialistas

A terceira travessia do Tejo surge como uma prioridades da bancada socialista, no âmbito do grupo de trabalho para o Programa Nacional de Investimentos 2030. O PS apresentou mais de 100 projetos, entre os quais está exatamente esta nova ponte entre Chelas e o Barreiro, justificando-a como “integrada numa visão nacional de desenvolvimento harmonioso da Área Metropolitana de Lisboa, que responda às necessidades das populações da economia nacional”. Este projeto foi também proposto pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda, ainda que com valências diferentes. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Proprietários dos centros históricos podem reclamar IMI dos últimos quatro anos

Depois de o Fisco ter reconhecido, ao fim de dez anos, que os imóveis dos centros históricos classificados pela Unesco estavam isentos do pagamento de IMI, sabe-se agora que os proprietários desses imóveis vão ter direito a reclamar esse imposto pago nos últimos quatro anos. O procedimento de devolução do dinheiro pode ser desencadeado pelo fisco ou, caso não aconteça, pelo próprio contribuinte, que terá de provar que mora num centro histórico classificado pela Unesco. Leia a notícia completa no Diário de Notícias

Aumento do IAS dá meio milhão aos partidos

À boleia da subida do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), as subvenções a pagar em 2019 aos partido políticos, às campanhas eleitorais e as remunerações do pessoal de apoio aos grupos parlamentares foi revista e e aumentou em cerca de meio milhão de euros. De notar que, este ano, o IAS subiu de 428,9 euros para 435,76 euros, com base na inflação e no crescimento do PIB. Em consequência, os partidos deverão receber uma subvenção anual de 14,6 milhões de euros, mais 230 mil euros que o previsto inicialmente. Leia a notícia completa na TSF (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prepara plano de emergência para a greve dos camionistas. Esta e outras notícias nos jornais nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião