Bruxelas multa Qualcomm em 242 milhões por prejudicar concorrência na UE
A tecnológica norte-americana Qualcomm foi multada pela Comissão Europeia em 242 milhões por abuso de posição dominante no mercado na tecnologia 3G. “É uma multa histórica”, refere Bruxelas.
A Comissão Europeia multou esta quinta-feira a tecnológica norte-americana Qualcomm, que produz componentes para telemóveis, em 242 milhões de euros por abuso de posição dominante no mercado na tecnologia de terceira geração (3G), uma coima “histórica”, segundo Bruxelas.
“A Comissão Europeia multou a Qualcomm em 242 milhões por abusar da sua posição dominante no mercado de ‘chipsets’ [componentes eletrónicos que permitem a ligação à internet] na tecnologia 3G”, indica o executivo comunitário em comunicado.
Após uma investigação, Bruxelas concluiu, assim, que “a Qualcomm vendeu abaixo do custo de mercado com o objetivo de forçar a sua concorrente, Icera, a sair do mercado, o que é ilegal nas regras de concorrência da UE”, acrescenta.
“É uma multa histórica”, comentou a comissária europeia responsável pela área da Concorrência, Margrethe Vestager, em conferência de imprensa em Bruxelas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas multa Qualcomm em 242 milhões por prejudicar concorrência na UE
{{ noCommentsLabel }}