Qualcomm compra NPX em mais um negócio multimilionário

A Qualcomm, que fabrica processadores para dispositivos móveis, comprou a NPX Semiconductors por mais de 47 mil milhões de dólares.

É mais um negócio multimilionário no setor da tecnologia. Esta quinta-feira, a Qualcomm QCOM 0,00% aceitou comprar a NXP Semiconductors por 47 mil milhões de dólares, cerca de 43,1 mil milhões de euros.

A Qualcomm é uma empresa especializada em módulos de processamento para dispositivos móveis. Já a NPX fornece tecnologia responsável pelos sistemas de comunicação por proximidade — como é o caso do NFC, uma funcionalidade muito usada nos terminais de pagamento.

Citada pelo jornal The New York Times, a Qualcomm disse esperar anualmente uma poupança de quase 460 milhões de euros (ou 500 milhões de dólares) com esta aquisição, sendo que, juntas, as duas empresas deverão gerar uma receita anual de mais de 28 mil milhões de euros, ou mais de 30 mil milhões de dólares.

Desde setembro que corriam rumores acerca deste negócio. Espera-se que a fusão esteja concluída até ao final de 2017, mas ainda terá de ter luz verde por parte das autoridades reguladoras. A avançar, o acordo prevê que os investidores da NPX recebam cerca de 100 euros (110 dólares) por ação.

Recorde-se que, em março do ano passado, a NPX comprou ela própria uma empresa da mesma área de negócio: a Freescale Semiconductor. Custou 10,8 mil milhões de euros (11,8 mil milhões de dólares) aos cofres da empresa.

À hora de publicação deste artigo, a Qualcomm estava a valorizar 3,96% em bolsa, com os títulos da companhia a valerem aproximadamente 71 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qualcomm compra NPX em mais um negócio multimilionário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião