IHRU vai investir 2,8 milhões para disponibilizar 3.500 casas com rendas acessíveis em Almada
O IHRU vai investir 2,8 milhões de euros para reabilitar e construir casas com rendas acessíveis para mais de 9.000 pessoas em Almada.
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai investir 2,8 milhões de euros para a reabilitação e construção de 3.500 casas com rendas acessíveis em Almada. Estas habitações vão nascer em terrenos do próprio IHRU e estão previstas no Projeto Habitacional de Almada Poente.
O Conselho de Ministros refere, em comunicado, que “reconhece como de manifesto interesse público o projeto urbanístico denominado Projeto Habitacional de Almada Poente, a implementar em terrenos do IHRU, situados no Plano Integrado de Almada, com vista à disponibilização de oferta pública de habitação a custos acessíveis”.
Estes terrenos têm capacidade para 3.500 habitações e “permitirão alojar mais de 9.000 pessoas”, refere o documento. Uma vez que se trata de um “projeto de grande escala”, a sua implementação vai ser faseada, sendo que a primeira fase vai acontecer nos terrenos que correspondem à consolidação da malha urbana existente.
Para levar a cabo este projeto, o Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um investimento de 2,8 milhões de euros por parte do IHRU, “com vista à realização dos projetos de edificação e de loteamento relativos à primeira fase de desenvolvimento”, do projeto.
O Plano de Urbanização de Almada Poente está protocolado entre o IHRU e a Câmara de Almada. Prevê a oferta de usos mistos, “encorajando a vertente terciária (comércio, serviços e equipamentos) em associação com a componente residencial”, refere a proposta do modelo de intervenção.
(Notícia atualizada às 14h16 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IHRU vai investir 2,8 milhões para disponibilizar 3.500 casas com rendas acessíveis em Almada
{{ noCommentsLabel }}