Bolsa nacional avança apoiada nas retalhistas

A praça lisboeta inverteu face às perdas do arranque da sessão, seguindo as pares europeias. Índice PSI-20 avança 0,5% apoiada na subida das ações da Sonae e da Jerónimo Martins.

A praça lisboeta arrancou em terreno negativo, mas rapidamente inverteu para passar a acompanhar o avanço das pares europeias que parecem não temer o chumbo ao referendo constitucional em Itália e a demissão do primeiro-ministro Renzi.

O PSI-20 valoriza 0,61%, para os 4.418,9 pontos, apresentando um desempenho mais modesto face ao ganho de 1,02%, para os 342,83 pontos, do Euro Stoxx 600, índice que agrega as 600 maiores capitalizações bolsistas do Velho continente.

O índice bolsista nacional está a ser suportado pela valorização das ações das retalhistas Jerónimo Martins e Sonae, apesar de a Pharol ser a cotada que mais ganhos acumula no dia de hoje: 10,71%, para os 19 cêntimos. Os títulos da Sonae aceleram 1,69%, para os 78 cêntimos, depois de a empresa liderada por Paulo Azevedo ter informado que a Sonae MC concluiu um acordo para a aquisição de uma participação de 51% no capital da Go Well que opera 22 restaurantes especializados em alimentação saudável em Portugal.

Já as ações da retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos, ganham 1,18%, para os 14,52 euros, sendo que já chegaram a valorizar 2,4% logo após a primeira meia hora da sessão. Na última sexta-feira, o Haitong defendeu numa nota de research que a decisão do Governo polaco de proibir o comércio ao domingo vai afetar bastante o setor do retalho do país, mas que a Jerónimo Martins vai resistir ao impacto.

Nota positiva também para a Nos, cujos títulos valorizam 1,25%, para os 5,25 euros.

No setor energético, a EDP e a participada EDP Renováveis também seguem com ganhos, mas mais modestos. Os respetivos títulos avançam 0,37% e 0,81, respetivamente, para os 2,71 e 5,96 euros. As ações da Galp contrariam esse sentimento, ao registar uma desvalorização de 0,11% para os 13,05 euros, em contraciclo também com a subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais.

Na banca, o sentimento é misto. Enquanto as ações do BPI registam uma subida ligeira de 0,18%, para os 1,13 euros, compete ao BCP liderar as quedas do PSI-20. As ações do banco liderado por Nuno Amado recuam 0,67%, para os 1,15 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa nacional avança apoiada nas retalhistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião