TAP fecha semestre com 7,9 milhões de passageiros, mais 4,8%

"Em 2019 a TAP vai superar todos os recordes no número de passageiros transportados", antecipa a empresa. Rotas para EUA puxam total de passageiros, mas Brasil regista quebra de 2%.

A TAP transportou perto de oito milhões de passageiros no primeiro semestre do ano, um aumento de 4,8% face ao mesmo período do ano passado, avançou a empresa esta sexta-feira em comunicado. “Nos primeiros seis meses do ano, a TAP transportou cerca de oito milhões de passageiros (7,9 milhões), o que representa um crescimento de 4,8% face ao ano anterior”, refere a nota da companhia.

Segundo os dados desagregados divulgados pela companhia, o maior aumento relativo aconteceu na América do Norte (+9,6%), região para onde a TAP lançou uma série de novas rotas recentemente, mas é nos voos de/para Europa que se regista a grande maioria dos passageiros da transportadora, com as “rotas da Europa, excluindo Portugal” a registar “o maior número absoluto de passageiros transportados”, que chegaram a 4,8 milhões, mais 227 mil que no período homólogo.

Apesar do bom comportamento no semestre, este não se estendeu a todos os segmentos regionais para onde a TAP opera, com a empresa a apontar que no Atlântico Sul e Atlântico Central não se registaram aumentos. “O Brasil registou um abrandamento ligeiro, com menos 2% passageiros no semestre, mas com os meses mais recentes a darem já sinais de uma recuperação. Em junho, por exemplo, a TAP transportou nas rotas do Brasil mais 3,4% que no mesmo mês de 2018″, informa a empresa.

No comunicado, a TAP realça ainda o crescimento de 5,8% na ponte aérea Lisboa-Porto ao longo do semestre, que atingiu os 400 mil passageiros, e o salto de 4,9% nas rotas dos Açores e da Madeira, “alcançando os 633 mil passageiros no conjunto das rotas de e para as Regiões Autónomas”.

Tendo por base os números do primeiro semestre, que em toda a aviação são sempre inferiores ao conseguido no segundo semestre, mas também dada a previsão de lançamento de novas rotas ainda no segundo semestre de 2019, a TAP está confiante que “o efeito das novas rotas, aliado ao tradicional maior tráfego do segundo semestre permitem afirmar que vai superar todos os recordes no número de passageiros transportados“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP fecha semestre com 7,9 milhões de passageiros, mais 4,8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião