Ativos de fundos de pensões representavam 10,9% do PIB português em 2015

  • Lusa
  • 5 Dezembro 2016

Dados são da OCDE e foram divulgados hoje no Pensions Outlook 2016.

Os ativos dos fundos de pensões em Portugal representavam 10,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, acima dos 10,7% registados em 2010, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Segundo o ‘Pensions Outlook 2016’ hoje publicado, os fundos de pensões atingem valores mais elevados em países onde foram desenvolvidos sistemas privados, nomeadamente na Dinamarca (205,9% do PIB), Holanda (178,4%), Islândia (157,7%), Canadá (156,9%), EUA (132,9%), Suíça (123%), Austrália (122,2%), Reino Unido (97,4%), Suécia (76%) e Chile (69,6%).

Abaixo de Portugal estão países como França, Itália (ambos 8,7% do PIB), Alemanha (6,6%), Áustria (5,8%), Bélgica (5,8%) e Luxemburgo (2,8%).

A OCDE avisou no relatório hoje divulgado que o “desenho” dos regimes de pensões precisa de ser melhorado na generalidade dos países membros, de forma a responderem aos desafios atualmente colocados.

Entre as recomendações, a OCDE aconselha os países a promoverem uma melhoria da literacia financeira dos pensionistas, nomeadamente onde existam planos privados de pensões e tendo em conta que são eles os responsáveis pelo seu plano de reforma.

Sinaliza ainda a necessidade de serem aplicadas as mesmas regras de esquemas de pensões no setor privado e no público, de forma a facilitar a mobilidade laboral e aumentar a eficiência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ativos de fundos de pensões representavam 10,9% do PIB português em 2015

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião