“Cinco anos volvidos, ninguém foi preso ou julgado”, diz Santos Pereira sobre queda do BES

  • ECO
  • 5 Agosto 2019

O ex-ministro da Economia apontou o dedo à Justiça, criticando a lentidão do processo que se debruça sobre o caso Banco Espírito Santo.

“Cinco anos volvidos após ter sido desvendada a maior fraude e pirâmide financeira da nossa história, ninguém foi preso ou sequer julgado“, acusa o ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, referindo-se à queda do Banco Espírito Santo (BES), na sua conta no Twitter.

“Perante isto, como é que a nossa justiça pretende permanecer credível aos olhos dos cidadãos? Por que é que os partidos não fizeram mais?”, questiona ainda Santos Pereira. Para o atual diretor do departamento de economia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, uma divisão do processo em várias partes poderia acelerar a resolução, aponta o Jornal i (acesso livre).

“Em parte, a lentidão deve-se à dimensão do processo”, admite. Perante isto, sugere “fazer como noutros países, dividindo os mega-processos por áreas”. “Se houve fraude fiscal, que se julguem (e prendam) as pessoas nessa base. As demais acusações (mais complicadas) poderão ser julgadas depois”, argumenta.

“O que não é de todo aceitável é a impunidade vigente”, remata Santos Pereira. “O que não se pode aceitar é manter-se tudo no limbo judicial atual. Um limbo que mina a credibilidade da Justiça e da própria Democracia”, completa ainda o antigo ministro da Economia, no Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Cinco anos volvidos, ninguém foi preso ou julgado”, diz Santos Pereira sobre queda do BES

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião