Costa indica Elisa Ferreira e Pedro Marques para comissário português na UE

  • ECO
  • 8 Agosto 2019

O antigo ministro e a vice-governadora do Banco de Portugal já reuniram com a futura presidente da Comissão Europeia, que está a escolher o seu executivo.

Elisa Ferreira e Pedro Marques foram os nomes indicados por António Costa para comissário português na União Europeia (UE). A escolha foi comunicada à nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que já reuniu com a vice-governadora do Banco de Portugal (BdP) e com o antigo ministro e atual eurodeputado.

A futura presidente da Comissão Europeia iniciou esta semana uma ronda de contactos, tendo reunido com os candidatos portugueses esta quarta-feira, adianta o Público (acesso pago). “As reuniões que estão a decorrer esta semana são breves encontros informais, para apresentações. Não se trata de entrevistas de emprego oficiais”, explicou um porta-voz de von der Leyen ao jornal.

Pedro Marques, ex-ministro do Planeamento e Infraestruturas, já era apontado como sendo a escolha de Costa para a pasta da política de coesão e desenvolvimento regional. Já Elisa Ferreira poderá encaixar num pelouro económico. A vice-governadora do BdP destacou-se enquanto eurodeputada no comité dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, durante a crise.

Com esta escolha, de um homem e uma mulher, o primeiro-ministro está a seguir as indicações dadas por von der Leyen, que quer compor um executivo paritário. O prazo para apresentação de candidaturas por parte dos Estados-membros termina a 26 de agosto, altura em que deverá ser finalizado o processo de composição da equipa de von der Leyen.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa indica Elisa Ferreira e Pedro Marques para comissário português na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião