Schäuble: “Não há austeridade na Europa”
Para Schäuble, a Europa não está a aplicar austeridade. O ministro das Finanças alemão também contraria a ideia de que uma posição mais expansionista da Alemanha ajudasse países como Portugal.
Para Wolfgang Schäuble, a Europa não está a aplicar austeridade. Mais: uma política orçamental da Alemanha mais expansionista não seria a solução para ajudar os países do euro que enfrentam maiores dificuldades. O ministro das Finanças alemão falava à saída do Conselho Europeu de ministros das Finanças.
“Deixámos muito claro ontem que não há austeridade na Europa”, disse Wolfgang Schäuble, à saída da reunião do Ecofin, em Bruxelas, citado pela Bloomberg. “É verdadeiramente enganador. A política orçamental de todos os maiores países é neutral a expansiva. A nossa, como sabemos e como foi dito pelo FMI, é ligeiramente expansiva”, defendeu.
"Se investíssemos mais na Alemanha (…) isso não mudaria o desemprego em Portugal.”
“Também falámos sobre o facto de os efeitos de contágio serem apenas marginais, se existirem de todo”, disse ainda, referindo-se aos impactos positivos que políticas mais expansionistas nos países que têm margem orçamental poderiam ter nas economias que enfrentam mais dificuldades. E usou Portugal como exemplo: “Se investíssemos mais na Alemanha”, isso “não mudaria o desemprego em Portugal”.
A posição de Schäuble é contrária à defendida por Marco Buti, numa análise publicada no VOX, sobre os potenciais benefícios de cumprir a recomendação emitida pela Comissão Europeia, tornando a política do conjunto do euro mais expansionista, com um contributo maior do investimento de países como a Alemanha e a Holanda.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Schäuble: “Não há austeridade na Europa”
{{ noCommentsLabel }}