Fertagus: Redução do preço dos passes teve impacto maior que o esperado

  • ECO
  • 12 Agosto 2019

Em entrevista ao Público, a administradora-delegada da empresa diz que a redução do preço dos passes provocou um aumento da procura maior, e que aconteceu mais rapidamente, do que estavam à espera.

A administradora-delegada da Fertagus diz em entrevista ao Público que a redução do preço dos passes levou a um aumento da procura superior a 19%, o que aconteceu mais rápido e teve maior impacto do que estavam à espera. Para a empresa, o programa foi financeiramente um mau negócio, porque a empresa acabou por baixar o nível de receita que tinha, diz.

Ao Público, a responsável diz que a empresa perdeu receita com a redução dos preços dos passes e voltou ao mesmo nível de receitas que teve em 2018, ano que ainda assim a empresa entregou proveitos ao Estado.

Segundo Cristina Dourado, a empresa também passou a ter maiores encargos operacionais, em torno dos 10%, para fazer face ao aumento da procura.

A solução para equilibrar a perda de receitas, diz, tem de partir de mais trabalho por parte dos outros operados do sistema para gerar um aumento de receitas para todo o sistema, uma vez que as receitas serão repartidas como um bolo entre todos.

Os preços dos passes baixaram a 1 de abril, numa primeira fase. A 26 de julho entraram em vigor tarifas mais reduzidas para o passe família na área metropolitana de Lisboa.

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