Donald Trump quer comprar Gronelândia

  • ECO
  • 16 Agosto 2019

O presidente do EUA quer comprar a Gronelândia e já pediu aos seus conselheiros informações sobre a possibilidade da compra. Trump irá no início de setembro viajar até à Dinamarca.

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, está a ponderar adquirir um território estratégico no norte do atlântico. De acordo com a informação avançada esta quinta-feira pelo Wall Street Journal (conteúdo em inglês, acesso condicionado), Trump referiu, por diversas vezes e nas mais variadas ocasiões, o interesse em comprar a ilha da Gronelândia. A veracidade da intenção na aquisição da ilha dinamarquesa é ainda desconhecida, mas aos consultores do Presidente dos EUA foi pedido que analisassem a possibilidade da compra.

As opiniões não foram unânimes entre a equipa de Trump. Segundo apurou o Wall Street Journal, alguns dos consultores de Donald Trump demonstraram interesse em avançar com a compra, afirmando que seria uma boa jogada económica. Por outro lado, existiu também quem desaprovasse a ideia referindo que não passaria de uma “fascínio fugaz”.

O ex-primeiro ministro da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen, já se pronunciou sobre a notícia na sua conta oficial do Twitter. Na publicação Rasmussen desvaloriza a proposta e refere que deve ser uma “partida do dia 1 de abril”, mas “fora de época”.

A Gronelândia possui cerca de 56.000 habitantes e é onde se situa a base militar norte-americana mais a norte do mundo, a Base de Thule. Donald Trump vai visitar oficialmente pela primeira vez a Dinamarca no início do próximo mês. Apesar da deslocação, não existe confirmação que seja relacionada com a pretensão de compra.

Recorde-se que não é a primeira vez que os EUA tentam comprar a ilha da Gronelândia. Em 1946, o Presidente Harry Truman, propôs a compra do território dinamarquês pelo valor de 100 milhões de dólares em ouro. A proposta acabou por ser rejeitada pelo governo da Dinamarca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump quer comprar Gronelândia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião