5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Ana Luísa Alves
  • 7 Dezembro 2016

A última reunião do ano do BCE acontece esta quarta-feira e, na quinta-feira, Mario Draghi fala em conferência de imprensa. Os estímulos económicos na Zona Euro são ou não para continuar?

Esta quarta-feira as atenções estão viradas um pouco por todo o mundo. Em Portugal, o INE vai revelar os dados relativos à produção e emprego na Construção e Obras Públicas e, na Europa, a maior economia da Zona Euro — a alemã — vai revelar os dados relativos à produção industrial. No entanto, o foco dos investidores está na última reunião do Banco Central Europeu, da qual podem resultar, ou não, mais estímulos económicos na Europa.

Dados do INE

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai revelar esta quarta-feira os índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas relativas a outubro, e também o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova. Será ainda revelado o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação.

Produção industrial alemã

A maior economia da Zona Euro vai revelar esta quarta-feira os dados relativos à produção industrial de outubro e de novembro, depois de ontem terem sido revelados os dados relativos às encomendas feitas junto da indústria alemã.

Última reunião do BCE

A última reunião do ano do Banco Central Europeu arranca hoje. Em cima da mesa estão as decisões quanto à política monetária da Zona Euro, e os investidores estão à espera de saber se os estímulos económicos na Zona Euro vão ou não continuar. No fim da reunião haverá a habitual conferência de imprensa, em que Mario Draghi falará.

Reservas semanais de Energia

Nos EUA vão ser reveladas as reservas semanais de energia, pelo Departamento da Energia norte-americano, uma semana depois da reunião da OPEP, e de ter sido fixado um teto para a produção petrolífera, de modo a equilibrar o mercado. Resta saber agora com que “teto” ficam os países produtores de petróleo fora da organização.

Como anda o Japão?

Para confirmar ou não se a economia do Japão continua em crescimento vai ser revelado esta quarta-feira o PIB relativo a novembro. Ainda no mesmo dia, o vice-governador do Banco do Japão, Kikuo Iwata, fala na zona este do Japão, em Nagasaki.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião