Quanto custa casar em Portugal?

Casar pelo civil não é assim tão caro. Mas entre vestuário, copo d'água e fotografias as despesas de um casamento podem facilmente disparar.

Quanto custa um casamento?Pixabay

Casar é um momento especial na vida das pessoas e é um acontecimento que não tem preço para muita gente. Agosto continua a ser, para muitos, o momento ideal para subir ao altar. Sem querer contrariar a ideia “romântica” do que pode representar o casamento, é possível, ainda assim, calcular o custo da cerimónia. Afinal, quanto custa casar em Portugal?

Na verdade, tudo dependerá da vontade dos noivos: se querem uma cerimónia mais intimista e simples, reservada à família e amigos próximos, ou uma festa de arromba a que nem o primo mais afastado vai querer faltar. A criatividade e a capacidade financeira são fatores determinantes para saber quanto dinheiro se gastará a organizar um casamento.

Todo o processo começa geralmente na Conservatória. Casar pelo civil em Portugal custa, pelo menos, 220 euros. O valor pode ser superior, dependendo do regime de bens escolhido para o casamento, se o ato é realizado fora da conservatória ou fora do horário de funcionamento dos serviços, entre outros aspetos. Pode facilmente aproximar-se dos 400 euros.

Ou seja, casar em Portugal até fica em conta considerando apenas o casamento civil. A título de curiosidade, pedir o divórcio fica por 280 euros, embora a Jeff Bezos a conta tem ficado nos 36 mil milhões.

Cerimónia simples ou festa de arromba?

Grande parte dos casamentos não fica apenas pelo ato civil. Há quem opte por ter também uma cerimónia religiosa e depois um copo d’água. E é aqui que surgem as maiores despesas.

Por exemplo, o vestido da noiva pode custar 1.200 euros, mas também pode ir aos 2.500. Neste dia, ela é o centro das atenções e é das rubricas do casamento onde se olhará menos para o preço. Se for de uma marca de alta-costura, o preço disparará naturalmente. Vestir o noivo é mais fácil e barato: pode-se alugar um fraque por 200 euros.

Os serviços de cabeleireiro e maquilhagem para ela podem facilmente custar 400 euros. O preço de um bouquet de noiva com flores importadas pode ascender a mais de 150 euros — pode-se sempre optar pelos verdes e flores do quintal dos avós para dar um cunho pessoal a este adereço e poupar alguns euros.

Mas é o copo d’água que levará a fatia de leão do orçamento. Aqui inclui-se geralmente o espaço e comida. Mais uma vez, os preços variam muito. 120 euros por pessoa pode ser um valor razoável a pagar. O total vai depender do número de convidados que marcarem presença: contas simples, se forem 100 convidados, o custo ficará nos 12.000 euros. Dica dos experts para baixar este encargo: optar por fazer a cerimónia fora da época alta (entre junho e setembro) e a um dia da semana.

Há outros custos que também devem ser tidos em conta. O bolo de casamento custará em média entre 200 euros e 400 euros, podendo ser mais barato ou mais caro consoante o tamanho e o detalhe da decoração. Os serviços de fotografia custarão mais de 800 euros, dependendo dos extras. Pode-se contratar um videógrafo para registar os momentos em filme e este serviço pode também ficar por 1.000 euros ou mais.

Outros dois detalhes importantes: DJ ou banda para animar a festa podem representar um encargo bem acima dos 1.000 euros; os convites ficarão entre os 2,5 euros/unidade (mais simples) e os dez euros (mais elaborados).

Quanto custa carregar a bateria do seu telemóvel? Quantas árvores são precisas para fazer uma resma de papel? Quanto custa fazer uma prancha de surf? Quantos casamentos se fazem em agosto? De segunda a sexta-feira, até ao final de agosto, o ECO dá-lhe a resposta a um “Sabia que…”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto custa casar em Portugal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião