Trump admite ter tido ‘second thoughts’ na guerra comercial contra a China
Numa rara confissão de dúvida, o presidente norte-americano admitiu este domingo que “pensou duas vezes” antes do escalar da guerra comercial com a China. Mas acha que os chineses vão ceder primeiro.
No cimeira do G7, que está a decorrer em Biarritz, Donald Trump falou sobre a guerra comercial com a China momentos antes de se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a quem prometeu um “grande acordo” comercial.
Sobre a guerra comercial com a China, Trump admitiu, numa confissão inédita, que “pensou duas vezes” e que terá tido dúvidas quando impôs novas tarifas que levaram à retaliação por parte da China.
No entanto, o presidente norte-americano continua a dizer que a China “quer chegar a um acordo mais do que nós [os EUA]”.
Donald Trump anunciou, esta sexta-feira à noite, na rede social Twitter, o aumento das tarifas alfandegárias sobre a quase totalidade dos produtos chineses exportados para os EUA, em resposta a uma retaliação comercial dos chineses, conhecida também na sexta-feira.
Numa sucessão de ‘tweets’, o presidente norte-americano revelou que os EUA vão aumentar as tarifas já aplicadas a 250 mil milhões de dólares de importações chinesas de 25% para 30% já a partir do próximo dia 1 de outubro, além de agravar de 10% para 15% as tarifas planeadas para ser impostas a partir de 1 de setembro sobre outras classes de produtos no valor de 300 mil milhões de dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump admite ter tido ‘second thoughts’ na guerra comercial contra a China
{{ noCommentsLabel }}