Jerónimo diz que acordo com PS não é “repetível”

  • ECO
  • 31 Agosto 2019

Líder do PCP afirma que novo acordo formal com Partido Socialista não vai voltar a repetir-se.

Jerónimo de Sousa afasta uma eventual reedição do acordo com o Partido Socialista caso volte a ganhar eleições. O secretário-geral do PCP afirma que um acordo formal com o PS não é “repetível”, afirmando que o acordo com a geringonça foi uma “exigência do então Presidente da República”.

“Como é sabido, essa foi uma exigência do então Presidente da República que insistia: “Então e o papel? Onde está o papel? O que diz o papel? Preciso do papel!”. Por nós, não tinha sido necessário. Foi resultado dessa necessidade angustiante do então Presidente. Não é repetível”, diz Jerónimo de Sousa, em entrevista ao Expresso deste sábado.

Assim, de acordo com as expectativas do secretário-geral do partido, o PCP deverá, nos próximos quatro anos, voltar ao seu “funcionamento normal”. “Não têm havido conversações e o diálogo institucional foi entretanto reduzido com o encerramento da Assembleia da República. Não existe nenhum contacto, conversa, diálogo ou negociação em curso. Os resultados eleitorais de 6 de outubro é que vão determinar muito da evolução da vida política nacional”, afirma ainda o líder do PCP, sublinhando que um lugar no próximo Governo não é intenção primordial.

“Para nós não é condição. Insisto nesta ideia: será na AR que se conseguirão, com certeza, as convergências”, afirma Jerónimo de Sousa, acrescentando que, “de uma forma singela”, o partido estará empenhado “nos novos avanços possíveis de alcançar, votando a favor. Votaremos contra tudo aquilo que considerarmos desvantajoso para os trabalhadores e o povo. Esta é a posição singela, mas sólida. Não vale a pena fazer contas antecipadas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo diz que acordo com PS não é “repetível”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião