Queixas sobre manuais escolares reutilizados aumentam
Os pais dizem que os livros entregues às famílias não estão em condições para serem reutilizados. Queixam-se de livros escritos, desenhados e pintados.
Há cada vez mais relatos de reclamações em relação aos manuais escolares reutilizados entregues às famílias. Os pais queixam-se de livros escritos, desenhados e pintados sem existir qualquer tomada de posição por parte das escolas, responsáveis por avaliar a capacidade de reutilização dos manuais.
A maioria das reclamações apresentadas pelos pais ao Portal da Queixa visa os livros do 1º ciclo, apesar de esta medida abranger todos os anos de escolaridade obrigatória.
O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascenção, em declarações ao Diário de Notícias (acesso pago) acusa as escolas de descurarem a avaliação dos livros, cedendo à pressão de um concurso que beneficia com um montante de 10 mil euros as 20 instituições com maior taxa de reutilização.
Confrontado com as críticas, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, garante que as escolas não foram influenciadas pelo prémio, “até porque não querem ter problemas com os pais”, cita o jornal.
Perante esta situação, o representante da associação de pais aconselha os encarregados de educação a verificarem os livros assim que os receberem e a reclamarem se considerarem não estarem aptos para serem reutilizados. Em resposta ao Diário de Notícias, o Ministério da Educação reforça o conselho, afirmando que os pais devem “dirigir-se às escolas e solicitar que este tipo de situações sejam corrigidas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Queixas sobre manuais escolares reutilizados aumentam
{{ noCommentsLabel }}