Usa caderneta? Vai deixar de conseguir levantar dinheiro
As cadernetas bancárias, que bancos como a CGD, Crédito Agrícola e Montepio disponibilizam, vão permitir apenas a consulta de saldos e movimentos. A medida entra em vigor dia 14 de setembro.
As cadernetas bancárias vão passar a permitir fazer apenas consultas bancárias, como consultar saldos e movimentos. A ordem partiu de Bruxelas, por questões de segurança, produzindo efeitos a partir de dia 14 de setembro.
Assim, já não vai ser possível levantar dinheiro nem fazer transferências ou realizar outras operações com recurso às cadernetas em papel. Quem o quiser fazer terá de usar um cartão de débito. Estas novas regras europeias vão afetar, em Portugal, clientes de bancos como a a Caixa Geral de Depósitos (CGD), Caixa Agrícola e Montepio Geral.
Em resposta às novas regras europeias, a CGD — que tem cerca de 290 mil clientes com caderneta –, já está a avisar os seus clientes para estas limitações e vai sugerir um cartão gratuito por um ano, avançou o Correio da Manhã. Já o Crédito Agrícola vai promover a adesão ao cartão de débito ao “número reduzido” de “utilizadores exclusivos de cadernetas”, refere fonte oficial, citada pelo mesmo jornal.
A nova Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento surge por se considerar que as cadernetas, com uma banda magnética e um PIN, não oferecem segurança suficiente aos utilizadores e, por isso, deixam de poder ser usadas para movimentar dinheiro em todos os Estados-membros da União Europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Usa caderneta? Vai deixar de conseguir levantar dinheiro
{{ noCommentsLabel }}