Otimismo global e EDP puxam bolsa portuguesa para ganhos

O bloqueio a um Brexit sem acordo e a estabilização da situação política em Itália puxaram por sentimento positivo nas bolsas europeias. EDP ganhou mais de 2% e deu base para salto de 0,94% do PSI-20.

A valorização ligeiramente superior a 2% do título da EDP foi uma das evoluções que mais contribuiu para o comportamento positivo da bolsa portuguesa esta quarta-feira, com o PSI-20 a avançar 0,94%, fechando a sessão nos 4.931,11 pontos.

Mas não foi só a EDP que puxou pelo índice português, já que também a conjuntura internacional serviu de reforço positivo durante o dia, algo que fica patente olhando para a evolução registada pelas restantes bolsas europeias. O DAX valorizou 0,94%, o FTSE subiu 0,6% e o IBEX ganhou 0,61%. Mas foi a bolsa francesa quem mais se destacou: o CAC fechou a sessão com um salto de 1,21%.

A aparente estabilização da situação no Reino Unido, depois de o Parlamento ter aprovado uma lei para bloquear um Brexit sem acordo a 31 de outubro trouxe algum otimismo para os índices, o que levou o euro e a libra esterlina também a recuperar das quedas recentes. A aparente estabilização do impasse em Itália, com a tomada de posse de um novo governo prevista para amanhã, também reforçou o sentimento positivo nos mercados.

Olhando para a negociação apenas em Portugal, destaque natural para o salto da EDP, que subiu 2,05% para 3,53 euros, muito graças a um research do Bank of America dando conta de uma forte expectativa de valorização das ações da elétrica. Contudo, e além da EDP, outras nove cotadas fecharam a sessão com ganhos superiores a 1% — Semapa, Sonae, EDP Renováveis, Galp, CTT, Altri, Corticeira Amorim, Jerónimo Martins e Navigator.

No outro lado da balança ficaram a Pharol (-1,78%) e a Ramada (-1,25%), com Ibersol, Sonae Capital e NOS a fecharem quarta-feira também no vermelho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Otimismo global e EDP puxam bolsa portuguesa para ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião