Quanto custa uma bebida alcoólica em Portugal? E na Europa?

  • ECO
  • 6 Setembro 2019

O preço das bebidas alcoólicas em Portugal está pouco acima da média da Europa. A Finlândia é o país mais caro, enquanto os países do leste apresentam os valores mais baixos.

Beber um copo é caro ou barato em Portugal? Cerveja, vinho e bebidas espirituosas adquiridas no nosso país são ligeiramente mais caras do que na média da União Europeia (UE), isto sem considerar os salários auferidos nos diferentes países. Portugal fica à frente de países como a Alemanha, França e Espanha, com a Finlândia no topo.

De acordo com os dados divulgados pelo gabinete de estatísticas da UE, o preço das bebidas alcoólicas (cerveja, vinho e bebidas espirituosas) em Portugal é 2% superior à média. Ainda assim, em 28 países, Portugal fica na 12.ª posição.

No topo do ranking, com os preços mais caros, está a Finlândia. Neste país nórdico, o alcool é 82% mais caro do que a média do espaço comunitário, seguido da Irlanda e da Suíça, com preços 77% e 52% acima da média europeia.

Se nestes países é caro, há muitos outros em que os preços são mais convidativos, permitindo beber um copo com amigos ou família por muito menos dinheiro. Tanto na Alemanha como em França e até em Espanha os preços são inferiores aos praticados em Portugal, e até à média da UE.

Tendo em conta os dados do Eurostat, Bulgária e Roménia são os sitíos indicados para festejar. É que nestes dois países o preço das bebidas é 74% da média da UE.

A Bulgária apresenta, a par da Roménia, dos preços mais baratos para o alcool, mas não só. O Eurostat apresentou ainda estatísticas sobre o preço do tabaco, colocando o país no fundo da tabela, enquanto o Reino Unido está no extremo oposto. É o país mais caro da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto custa uma bebida alcoólica em Portugal? E na Europa?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião