Depois da maioria no Parlamento, Boris Johnson perde mais um ministro

  • Lusa
  • 8 Setembro 2019

Depois de uma semana complicada, durante a qual perdeu a maioria no Parlamento, fez uma purga no partido e viu aprovada legislação que bloqueia um Hard Brexit, Boris Johnson perdeu mais um ministro.

A ministra britânica do Trabalho e das Reformas, Amber Rudd, anunciou este sábado a sua demissão em protesto contra a expulsão de militantes do Partido Conservador pelo Governo de Boris Johnson relacionada com a crise do ‘Brexit’.

“Não posso ficar enquanto conservadores bons, leais e moderados são expulsos”, declarou em comunicado a ministra e deputada, numa referência à expulsão de 21 deputados ‘tories’ que esta semana votaram com a oposição um projeto de lei para evitar um ‘Brexit’ sem acordo.

O Governo de Boris Johnson está confrontado com uma profunda crise após ter decidido em agosto suspender as sessões parlamentares a partir de meados da próxima semana, uma medida rejeitada por uma parte dos conservadores e pelos partidos da oposição.

Em declarações ao Sunday Times, Rudd acrescentou que vai abandonar o grupo parlamentar conservador e tornar-se deputada independente.

Boris Johnson tem defendido que o Reino Unido deve sair da União Europeia em 31 de outubro, incluindo na ausência de um acordo com o bloco comunitário.

Esta semana, Jo Johnson, irmão do primeiro-ministro, também deixou o Governo ao alegar incompatibilidade entre “lealdade à família e o interesse nacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da maioria no Parlamento, Boris Johnson perde mais um ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião