Operação Marquês: Sócrates interrogado a 28, 29, 30 e 31 de outubro

  • ECO e Lusa
  • 9 Setembro 2019

O ex-primeiro ministro José Sócrates vai ser interrogado pelo juiz Ivo Rosa, no âmbito do caso Operação Marques. A audição ao ex-primeiro ministro será entre 28 e 31 de outubro.

José Sócrates vai ser interrogado pelo juiz Ivo Rosa no seguimento da Operação Marques. Segundo a Sic Noticias, o interrogatório decorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro, no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa.

O juiz Ivo Rosa definiu a data do interrogatório que se insere na fase de instrução apenas para dia 28 de outubro, deixando os três dias seguintes em aberto, “caso seja necessário prosseguir audição”, revelou fonte do tribunal à Lusa. A mesma fonte assegurou que “não estão marcadas diligências para este mês”. No próximo dia 1 de outubro está marcada uma audição de uma testemunha do processo Marquês via Skype.

O ex-primeiro ministro foi constituído arguido na Operação Marquês, em 2014, e incorre em 31 crimes económico-financeiros. Entre eles, corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada. Sócrates chegou a estar preso preventivamente, em novembro de 2014, e posteriormente domiciliariamente. A pena dos crimes em que está acusado pode chegar aos oito anos de prisão.

O processo Marquês conta com 28 arguidos, entre os quais 19 são pessoas singulares e 9 pessoas coletivas. O juiz Ivo Rosa foi escolhido por sorteio para ser o juiz de instrução do processo Operação Marquês.

(Notícia atualizada às 17h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação Marquês: Sócrates interrogado a 28, 29, 30 e 31 de outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião