“Impeachment” nos EUA castiga bolsas europeias. Lisboa cai com novos mínimos do BCP

Dia de quedas nas bolsas europeias. Processo de "impeachment" nos EUA está a pesar no sentimento dos investidores, castigando as ações do Velho Continente. Lisboa cai.

A abertura formal de um processo de “impeachment” contra Donald Trump está a pesar no sentimento dos investidores, sendo visto como mais um foco de instabilidade. Depois das quedas nas bolsas dos EUA, a Europa segue a tendência, recuando para mínimos de duas semanas. Lisboa recua, com a maioria das cotadas em queda. O BCP renova mínimos.

O Stoxx 600, índice de referência para o Velho Continente, recua 0,5%, enquanto o índice que agrega as maiores empresas da Zona Euro está a negociar no valor mais baixo desde 10 de setembro, isto depois de confirmado o processo de “impeachment” contra o presidente dos EUA na sequência de suspeitas em torno de um telefonema ao presidente ucraniano, Vladimir Zelenski, pressionando-o a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden.

Lisboa não consegue evitar a tendência negativa, seguindo a perde 0,67% para os 4.925,33 pontos, num dia em que a generalidade das cotadas está a negociar em “terreno” negativo. Além da Ramada, Corticeira Amorim e da Ibersol, que ainda não negociaram, apenas a Sonae Capital consegue apresentar uma valorização de 0,5%.

O BCP destaca-se pela negativa ao ceder 2,61% para 18,25 cêntimos, negociando no valor mais baixo desde 2017, isto depois de Miguel Maya ter alertado que “este é um ano mais difícil do que aquele que tínhamos perspetivado quando fizemos o orçamento”.

Galp Energia, EDP e EDP Renováveis também pressionam o PSI-20, com a petrolífera a ceder 1,06% para 13,53 euros. A Jerónimo Martins, outro dos “pesos pesados” da bolsa nacional, recua 0,48% para 15,70 euros, mas a queda mais expressiva da sessão está a ser a da Mota-Engil que recua 2,79% para 1,845 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Impeachment” nos EUA castiga bolsas europeias. Lisboa cai com novos mínimos do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião