Haitong vende negócio na Irlanda à casa-mãe por 12 milhões
Banco prevê que o processo de venda esteja concluído até ao final do ano de 2019. Rácio de malparado vai afundar com uma operação que não deverá ter impacto material nas contas do Haitong.
O Haitong prossegue o seu processo de reestruturação. Chegou, agora, a acordo para a venda da subsidiária Haitong Investment Ireland (HIIP) à casa-mãe, a Haitong Securities, sociedade constituída na República Popular da China. A operação, que deverá permitir ao banco encolher o rácio de malparado para menos de 5%, será realizada por 12 milhões de euros.
A transação da HIIP para a Haitong Securities “insere-se no âmbito de uma restruturação societária do Grupo Haitong, cujo objetivo consiste na simplificação da estrutura societária do Haitong Bank”, refere a instituição que tem como CEO Wu Min e como chairman Lin Yong, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Com esta operação, o Haitong Bank obterá um “aumento de disponibilidade de ativos ponderados pelo risco (RWAs) bem como a redução de créditos não produtivos (NPLs) expressos no balanço do Haitong Bank, melhorando o rácio de NPLs de 20,7% para 4,6%”.
“O preço de venda da HIIP é de 12 milhões de euros“, sendo expectável que “o processo de venda esteja concluído até ao final do ano de 2019”. O Haitong Bank acrescenta que “a transação não terá impacto material nas demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2019”.
Recorde-se que o Haitong Bank fechou o primeiro semestre do ano com lucros de 11 milhões de euros, com os responsáveis a sublinharem que se tratou de um resultado recorde que veio comprovar a sustentabilidade do modelo de negócio implementado pelo grupo chinês no antigo banco de investimento do BES.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Haitong vende negócio na Irlanda à casa-mãe por 12 milhões
{{ noCommentsLabel }}