Haitong lucra 1,2 milhões em 2018 após quatro anos de prejuízos. Vai vender operação na Irlanda

O banco de investimento passou de prejuízos de 130 milhões em 2017 para lucros de 1,2 milhões em 2018. Diz ainda que está a preparar a venda da sua subsidiária na Irlanda: Haitong Investment Ireland.

O Haitong fechou o ano passado com sinal positivo, após quatro anos consecutivos de prejuízos. O banco de investimento lucrou mais de um milhão de euros, num ano em que viu o seu produto bancário disparar 43,3%. A instituição destaca as áreas de negócio geradoras de comissões. O banco diz ainda estar a preparar a venda da sua subsidiária na Irlanda: a Haitong Investment Ireland.

Em comunicado enviado ao mercado, o Haitong revela que o seu resultado líquido ascendeu a 1,2 milhões de euros, em 2018, invertendo assim face a prejuízos de 130 milhões de euros verificados no ano anterior.

Para essa inversão de sentido nas contas, contribuiu o aumento do produto bancário. Este atingiu os 98,5 milhões de euros, uma subida homóloga de 43,3%. De acordo com o banco, as áreas de negócio geradoras de comissões tiveram um desempenho positivo, nomeadamente no que respeita às atividades de Mercado de Capitais, Fusões e Aquisições e Structured Finance.

“Este desempenho é consequência do processo de renovação do Banco, que beneficiou da melhoria das atividades relacionadas com a China e do desempenho consistente das atividades domésticas no Brasil e na Europa“, contextualiza o Haitong.

Já no que diz respeito aos custos, também houve uma melhoria. Totalizaram 77,6 milhões de euros, valor que compara com 125,6 milhões em 2017. Ou seja, uma quebra de 38,3%. Por sua vez, os custos com provisões e imparidades registaram um decréscimo homólogo de 66,5% para 26,4 milhões de euros em 2018, face a 78,8 milhões registados no ano anterior. O banco esclarece que “estas imparidades provêm, na sua maioria, da carteira de crédito histórica”.

O resultado operacional acabou por se fixar em 21 milhões de euros, o que compara com um prejuízo operacional de 57 milhões de euros em 2017.

O banco diz ainda que reduziu em 15,8%, o número de funcionários a nível global, que passou de 462 para 389. Esta redução deveu-se à venda das corretoras em Nova Iorque e em Londres e o fecho da representação no México.

No comunicado enviado ao mercado, o Haitong dá ainda conta de que está a preparar a venda da sua subsidiário na Irlanda: a Haitong Investment Ireland.

No que respeita ao rácio de NPL, verificou-se uma descida significativa de 37,3% em 2017 para 8,2% em 2018, “beneficiando também da reclassificação contabilística da Haitong Investment Ireland para operações em descontinuação, no seguimento da decisão da Administração de vender a subsidiária”, esclarece o Haitong. Diz ainda que, sem esta reclassificação, o rácio de NPL situar-se-ia nos 21,8%, o que representa uma redução de 41% no montante de créditos não produtivos durante o ano.

Em termos de posição de capital, o banco fechou o ano passado com um rácio CET 1 de 22,9% e um rácio de Capital Total de 28,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Haitong lucra 1,2 milhões em 2018 após quatro anos de prejuízos. Vai vender operação na Irlanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião