Banksy abre loja de artigos de decoração. Chama-se “PIB”
O artista de rua Banksy decidiu lançar uma linha de merchandise, para responder a tentativas de uma empresa de cartões comemorativos que está a tentar usar a sua marca.
Banksy abriu uma loja de artigos de decoração na Inglaterra que, apesar de ter instalações físicas, só vai fazer vendas online. A decisão de “abrir” este espaço comercial resulta de um diferendo legal com uma empresa de cartões comemorativos que quer passar a usar a sua marca registada uma vez que Banksy não o faz.
Apelidada de “Gross Domestic Product” (ou “Produto Interno Bruto”, em português), a loja localiza-se em Croydon, uma cidade no sul de Londres, adianta o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).
“Uma empresa de cartões comemorativos está a contestar a marca registada que tenho para a minha arte e a tentar assumir o controlo do meu nome para que possam vender mercadorias falsas Banksy legalmente”, explicou o artista, em comunicado. As marcas registadas poderão ser transferidas quando não estão a ser utilizadas, daí a iniciativa de Banksy de lançar produtos próprios.
A loja em Croydon vai funcionar durante duas semanas, mas nunca irá abrir portas. Os artigos à venda são merchandise, “pouco práticos e ofensivos”, de acordo com Banksy. Entre as peças à venda encontra-se uma bola de espelhos feita a partir de um capacete de polícia de choque, uma mala feita a partir de um tijolo e um brinquedo infantil com figuras de madeira, a representar migrantes, a entrar num camião.
Tweet from @yourcroydon
As receitas resultantes da venda destes artigos serão utilizadas para comprar um novo barco de resgate de migrantes, para substituir um que foi confiscado pelas autoridades italianas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banksy abre loja de artigos de decoração. Chama-se “PIB”
{{ noCommentsLabel }}