Interessado no Novo Banco compra unidade à Philips
A fabricante de lâmpadas Royal Philips vendeu a maioria do capital da Lumileds à Apollo, o fundo norte-americano que ainda estará na corrida pelo Novo Banco.
Antes do Novo Banco, uma empresa de produção de lâmpadas led. O fundo norte-americano Apollo Global Management chegou a acordo com a holandesa Royal Philips para a compra da maioria do capital da Lumileds, num negócio que avalia a fabricante de lâmpadas led em dois mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros).
O negócio surge numa altura em que o fundo americano concorre em parceria com a Centerbridge para a compra o Novo Banco, cujo processo de venda por parte do Banco de Portugal deverá ser concluído na semana do Natal. Luís Marques Mendes adiantou este domingo na SIC que “as negociações com os vários concorrentes terminaram na passada sexta-feira”, tendo sido apresentadas propostas e revisões de propostas definitivas. Também a Lone Star e o grupo China Minsheng Financial estarão na corrida.
A Apollo vai pagar 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) em numerário para adquirir 80% da Lumileds, com a Philips a ficar com os restantes 20%.
Em janeiro, a Philips havia cancelado a venda da Lumileds à Go Scale United por 2,8 mil milhões de dólares, depois de o negócio não ter sido aprovado pelo Comité do Investimento Estrangeiro norte-americano, uma entidade responsável pela avaliação de negócios internacionais para proteger a segurança nacional.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Interessado no Novo Banco compra unidade à Philips
{{ noCommentsLabel }}