Autárquicas: PSD e CDS assinam acordo, mas Lisboa em aberto

Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas vão alinhar os dois partidos que lideram nas eleições autárquicas do próximo ano. Contudo, ainda não se sabe se o PSD vai apoiar a candidatura do CDS a Lisboa.

Vai ser assinado um acordo entre os dois partidos que estiveram em coligação no Governo anterior. Mas este é um acordo de princípio e, portanto, geral, sem fazer compromissos, por exemplo, para Lisboa, mesmo com Santana Lopes fora da corrida. A notícia avançada pelo Público conta que o acordo vai ser assinado esta terça-feira, em Lisboa, mas não deverá haver referências a casos concretos.

Se não há acordos específicos para as autarquias, o que há neste protocolo de âmbito geral? Os coordenadores autárquicos do PSD (Carlos Carreiras) e do CDS (Domingos Doutel) vão assinar um enquadramento geral que define a repartição de votos e de financiamento. Assunção Cristas e Pedro Passos Coelho vão estar presentes amanhã, num hotel, na assinatura do protocolo.

O conteúdo aprovado pelos dois partidos de direita estabelecerá o financiamento das campanhas, que é suportado através dos meios das coligações. Além disso, haverá a escolha dos mandatários financeiros, nomeados pelo cabeça de lista ao município. Prevê-se também que na apresentação do cabeça de lista deva estar sempre um dirigente do outro partido.

Editado por Pedro Sousa Carvalho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autárquicas: PSD e CDS assinam acordo, mas Lisboa em aberto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião