SNS fechou 2018 com “buraco” de 848 milhões de euros. Prejuízo mais do que duplicou

O prejuízo do Serviço Nacional de Saúde aumentou cerca de 500 milhões de euros no ano passado, ascendendo a 848 milhões de euros.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) terminou o ano de 2018 com um buraco de 848 milhões de euros. O prejuízo agravou-se em cerca de 502 milhões, um desempenho justificado com o “crescimento dos gastos com pessoal, com fornecimentos e serviços externos e das mercadorias vendidas e matérias consumidas”.

A contribuir para o resultado do exercício estará também “a diminuição das transferências correntes registadas, uma vez que foram efetuadas em 2018 entradas de capital sem impacto nos rendimentos do ano”, refere o relatório e contas de 2018, divulgado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e noticiado primeiro pelo Jornal de Negócios.

No relatório são destacados indicadores como o aumento no número de consultas nos cuidados de saúde primários e hospitalares, bem como no pessoal médico e de enfermagem. No final do ano passado, o SNS tinha cerca de 29 mil médicos, quase 45 mil enfermeiros e aproximadamente 26 mil assistentes operacionais.

Os gastos com pessoal, a maior fatia das despesas do SNS, cresceram 5,7%. Totalizaram os 4.064,17 milhões de euros em 2018, o que compara com 3,8 mil milhões no ano anterior. As despesas nos fornecimentos e serviços externos também aumentaram, 6,1% para os 4.036,4 milhões.

Já no passivo, “verificou-se uma redução de cerca de 590 milhões de euros”, aponta-se no relatório. No entanto, salienta-se que a estrutura do balanço “não permite uma comparabilidade direta com o novo referencial, com especial incidência, no que respeita à apresentação das ‘Outras contas a pagar’”.

“Assim, considera-se que a redução verificada no passivo tem origem sobretudo na rubrica de Diferimentos, uma vez que o novo referencial determinou uma alteração no procedimento contabilístico de registo dos subsídios ao investimento”, lê-se no relatório. As dívidas a fornecedores e outras contas a pagar totalizaram os 3.359,2 milhões de euros, menos 4,2% que no ano anterior.

(Notícia atualizada às 17h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SNS fechou 2018 com “buraco” de 848 milhões de euros. Prejuízo mais do que duplicou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião