Foi descoberto um desenho de Leonardo da Vinci entre papéis velhos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 13 Dezembro 2016

Um estudo do mártir São Sebastião que vale 15 milhões esteve escondido durante anos no escritório de um médico reformado.

Se precisa de uma forte razão para arrumar a papelada que anda há algum tempo pelo seu escritório, a última descoberta da Tajan vale milhões: 15 milhões de euros. A leiloeira francesa recebeu no princípio deste ano, por mero acaso, um esboço que terá sido feito pelo artista italiano Leonardo da Vinci.

Numa tarde de primavera, um médico reformado francês deslocou-se à leiloeira para mostrar alguns desenhos que tinha encontrado entre os papéis velhos do seu pai, e entre outros de pouco valor, estava um esboço a caneta com mais de 530 anos cuja técnica se assemelha à utilizada por da Vinci nos seus famosos estudos. O homem, cuja identidade foi mantida anónima a seu pedido, foi aconselhado a mostrá-los a um especialista, mal sabendo o que tinha em sua posse.

Desenho-DaVinci
O desenho esteve escondido durante anos numa pilha de papéis. Fonte: Tajan.Tajan

Este será um dos oito estudos do mártir São Sebastião, feitos por da Vinci e mencionados no Codex Atlanticus, e mostra-o atado a uma árvore numa paisagem. Além disto, o desenho parece ter sido feito por um canhoto — tal como Leonardo era — e apresenta no verso dois estudos diagramáticos da chama de uma vela, acompanhados de notas escritas em italiano renascentista, também elas por um canhoto.

Verso-daVinci
Os esboços e notas no verso do desenho não deixam dúvidas. Fonte: Tajan

A descoberta desta peça rara foi anunciada apenas esta semana, visto que o dono da leiloeira, Thaddée Prate, procurou a opinião de outros especialistas, nomeadamente a um especialista independente e conselheiro em desenhos antigos, Patrick de Bayser, e a uma curadora do MOMA, Carmen C. Bambach. Ambos afirmaram, sem qualquer dúvida, que esta era uma peça autêntica. Também os curadores do Museu do Louvre tiveram oportunidade de a inspecionar, mas não foi declarada nenhuma posição oficial.

O esboço será leiloado em junho do próximo ano. Contudo, a lei francesa permite que uma obra seja considerada tesouro nacional, travando assim a sua saída do país. Se isto acontecer, o governo terá 30 dias para fazer uma oferta que coincida com o seu valor de mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foi descoberto um desenho de Leonardo da Vinci entre papéis velhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião