Banif perdeu 984 milhões de euros com notícias da TVI

  • ECO
  • 29 Outubro 2019

"Na sequência da notícia [avançada por Sérgio Figueiredo na TVI], a situação de liquidez do Banif degradou-se pela diminuição dos depósitos dos clientes", revela a acusação do Ministério Público.

A TVI está a ser acusada de ofensa à reputação económica do Banif. O processo refere-se a notícias avançadas pelo canal de Queluz de Baixo a 16 de dezembro de 2015 que o banco alega terão levado ao encerrameto da instituição e a perdas de 984 milhões de euros, segundo noticia o Correio da Manhã (acesso pago).

O Ministério Público já tinha anunciado que acusou a TVI de ofensa à reputação económica do Banif e o diretor de informação da estação de televisão Sérgio Figueiredo de desobediência qualificada e ofensa à reputação. A acusação a que o Correio da Manhã teve agora acesso indica que “na sequência da notícia a situação de liquidez do Banif degradou-se pela diminuição dos depósitos dos clientes, que caíram 984 milhões” de euros numa semana.

Por outro lado, a posição de liquidez, que se situava em 183 milhões de euros, caiu para 45 milhões dois dias depois de a TVI ter noticiado que o Governo iria avançar com a resolução do banco.

A notícia indicava que a resolução seria feita “sem assegurar ao Banif a possibilidade de se pronunciar em momento prévio” e sem se “asseverar, com segurança, da fiabilidade das informações que possuía”, como “era o seu dever e como diretor de informação lhe era exigível“, acrescenta a acusação, citada pelo diário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banif perdeu 984 milhões de euros com notícias da TVI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião