Movimento catalão corta acesso entre França e Espanha

  • Lusa
  • 11 Novembro 2019

A plataforma independentista catalã "Tsunami Democrático" que forçar Madrid a negociar e iniciou o primeiro dia pós-eleições com um bloqueio na fronteira entre Espanha e França.

A plataforma independentista catalã “Tsunami Democrático” cortou esta segunda-feira o acesso à estrada AP7 junto à fronteira entre a Catalunha e a França para “forçar a Espanha a negociar”.

Numerosos veículos bloqueiam a passagem fronteiriça depois de, através das redes sociais (Twitter, Instagram e Telegram), o organismo “Tsunami Democrático” apelar aos catalães para se dirigirem para a fronteira de Jonquera, “de carro e a pé” para cortar a estrada AP7 que liga Espanha ao sul de França. Trata-se da primeira mobilização da plataforma independentista depois das eleições gerais espanholas.

De acordo com a “convocatória” que está a ser difundida, em catalão e inglês, o corte da estrada da fronteira é um protesto para “alertar a comunidade internacional” sobre os condenados do Processo independentista catalão e forçar “Madrid a negociar”.

No final da semana passada, o “Tsunami Democrático” anunciou através das redes sociais que ia organizar uma série de protestos em “toda” a região autónoma da Catalunha esta semana: de hoje até quarta-feira.

No passado sábado, dia de reflexão eleitoral, o “Tsunami Democrático” organizou uma série de concertos de protesto com o “Estado Espanhol” no centro da cidade de Barcelona e que reuniu milhares de pessoas.

Paralelamente, no dia de reflexão, uma marcha dos Comités de Defesa da República mobilizaram centenas de jovens numa marcha na zona central da capital catalã que acabou por ser dispersada após uma carga da Polícia Nacional.

O “Tsunami Democrático” é um organismo sem rosto que é apontado pelas autoridades como responsável por vários confrontos na Catalunha, desde outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Movimento catalão corta acesso entre França e Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião