IAPMEI recebe financiamento para usar Inteligência Artificial na gestão de sistemas de incentivos

  • ECO
  • 12 Novembro 2019

O projeto "Inteligência Artificial na Gestão Incentivos" arranca em janeiro e visa ajudar as empresas beneficiárias do Compete 2020 a melhorar a eficiência e fiabilidade na avaliação dos projetos. 

O IAPMEI vai avançar com um projeto Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos (IA-SI) que terá início em janeiro do próximo ano e tem como objetivo primordial melhorar a eficiência e fiabilidade dos objetivos e da gestão de riscos na fase de candidatura. Para o desenvolver vai receber um apoio de fundos europeus de 300 mil euros.

A análise de pedidos de pagamento das empresas beneficiárias dos sistemas de incentivos do Portugal 2020 com recurso a técnicas de aprendizagem automática é outra das missões do projeto, com o objetivo de automatizar abordagens e aumentar a uniformidade e fiabilidade do processo de avaliação dos projetos, permitindo desta forma melhorar o nível de serviço e a capacidade de resposta às empresas

A iniciativa é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do Compete 2020 e pretende prestar um serviço às empresas menos burocrático e mais eficiente, dinamizando o relacionamento com as empresas através da redução de carga burocrática e redução nos tempos de resposta aos pedidos de pagamento apresentados, reforçando a confiança das empresas no Estado.

O projeto Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos assenta em três pilares: aumento do grau de cumprimento dos objetivos contratualizados,
redução da carga administrativa para a generalidade das empresas cujos projetos não reúnam perfil de risco, com vantagens para um número elevado de beneficiários e redução dos incidentes com recuperação de incentivo e aumento da fiabilidade da execução e a possibilidade de atuação preventiva que evite aquelas ocorrências.

Este projeto inovador deverá ainda permitir ganhos de eficiência, com impacto na melhor afetação de recursos internos nas atividades de acompanhamento e verificação de projetos, explica o comunicado enviado às redações. Um objetivo que se reveste de especial importância tendo em conta que o IAPMEI já foi confrontado diversas vezes com a necessidade de reforçar meios para fazer face às avalanches de candidaturas que por vezes surgem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IAPMEI recebe financiamento para usar Inteligência Artificial na gestão de sistemas de incentivos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião