Dá e tira na guerra comercial confunde investidores em Wall Street

As principais praças norte-americanas andam ao sabor das notícias sobre as negociações entre Estados Unidos e China. Possível adiamento das tarifas dá ganhos ligeiros.

À medida que se aproxima a data de uma nova ronda de tarifas dos EUA às importações da China, o sentimento dos investidores torna-se mais sensível a novidades sobre as negociações. Esta quinta-feira, o South China Morning Post noticiou que a entrada em vigor das tarifas pode ser adiada mesmo que as duas potências não cheguem a um acordo na data limite de 15 de dezembro.

A perspetiva de adiamento das tarifas leva Wall Street a apresentar ganhos ligeiros. O índice industrial Dow Jones avança 0,01% para 27.824,62 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 ganha 0,05% para 3.109,96 pontos e o tecnológico Nasdaq sobe 0,05% para 8.530,60 pontos.

Diferentes fontes têm sinalizado um impasse nas negociações entre EUA e China. Depois de no início da semana ter havido entusiasmo com os avanços, que levaram Wall Street a recordes, a Reuters avançou na quarta-feira que um acordo poderá ser alcançado apenas em 2020, o que levou a fortes quedas nas bolsas dos EUA, mas também do Velho Continente.

O South China Morning Post (acesso livre e conteúdo em inglês) cita agora fontes de ambos os lados das negociações que indicam que, apesar de ser difícil alcançar um acordo de fase inicial dentro do prazo, ainda é possível que a imposição de tarifas de 15% sobre 156 mil milhões de dólares em importações chinesas para a China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dá e tira na guerra comercial confunde investidores em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião