Marcelo: Direito de manifestação deve ser encarado com serenidade

  • Lusa
  • 21 Novembro 2019

O Presidente da República considera que a manifestação das forças policiais é "um direito legítimo dos portugueses", por isso, pede que seja encarado com serenidade.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta quinta-feira, questionado sobre a manifestação de profissionais da PSP e da GNR, que esse é “um direito legítimo dos portugueses”, que “deve ser encarado com serenidade”.

Questionado se considera legítimas as reivindicações dos polícias, o chefe de Estado respondeu: “Eu já tive ocasião no meu discurso de posse deste Governo que é um ponto para que tem de se olhar nesta legislatura, o estatuto das Forças Armadas e o estatuto das forças de segurança. Já disse isso“.

Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre a manifestação desta quinta-feira convocada por associações de profissionais da PSP e da GNR enquanto visitava a feira de solidariedade Rastrillo, no Centro de Congressos de Lisboa.

Já na quarta-feira, questionado sobre este protesto, o Presidente da República tinha lembrado o discurso que fez na posse do atual Governo, há cerca de um mês, no qual pediu “atenção redobrada” ao estatuto das Forças Armadas e das forças de segurança.

Hoje, o chefe de Estado reiterou que “é um direito legítimo dos portugueses o direito de manifestação“, acrescentando: “Portanto, deve ser encarado com serenidade. A democracia faz-se disso. Há em todo o país neste momento várias lutas sociais, coisas que correm bem, coisas que correm menos bem. E a democracia é isso“.

“A diferença em relação à ditadura é o haver a livre manifestação, os direitos fundamentais consagrados na Constituição. E agora vamos esperar os acontecimentos”, completou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo: Direito de manifestação deve ser encarado com serenidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião