Salário médio na administração pública sobe para 1.748 euros

  • ECO
  • 27 Novembro 2019

Enquanto o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores aumentou para 1.489,60 euros, o vencimento médio acelerou para 1 748 euros. Subiu mais de 2% no espaço de um ano.

Quanto ganha um funcionário do Estado? O valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se, em julho, em cerca de 1.489,60 euros. Subiu, fruto do aumento do salário mínimo no Estado, elevando o ganho médio mensal dos funcionários para os 1.748 euros.

“Em julho de 2019, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em cerca de 1.489,60 euros, correspondendo a uma variação global média de 0,4% em relação ao mês de referência do trimestre precedente (abril 2019), e, a uma variação homóloga de 2,0%”, diz a Síntese Estatística do Emprego Público.

Este aumento é explicado essencialmente pelo efeito “da atualização do valor da remuneração base praticada no setor, que passou a ser igual ou superior a 635,07 euros, bem como do processo gradual de descongelamento de todas as carreiras”, acrescenta a síntese.

“O impacto destas medidas teve maior efeito na carreira de assistente operacional/operário/auxiliar e forças armadas, com variação positiva em relação a julho de 2018 de 4,8%”, nota, salientando que, “por outro lado, a carreira de pessoal de investigação científica apresentou uma variação negativa de 18,5% em resultado dos movimentos de entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios”.

Perante esta evolução da remuneração base média mensal, “o ganho médio mensal nas administrações públicas é estimado, para julho de 2019, em 1.748 euros, indiciando uma variação global no trimestre de 0,9%, e uma variação homóloga de 2,3%, pelos mesmos motivos referidos para a remuneração base média mensal”, remata.

“Ao longo da série (de outubro de 2011 a julho de 2019) assinala-se uma evolução semelhante da remuneração base média mensal e do ganho médio mensal, para todos os subsectores das administrações públicas de uma forma geral”, conclui a Síntese Estatística do Emprego Público.

(Notícia atualizada às 17h56 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário médio na administração pública sobe para 1.748 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião