Ex-candidata francesa à Comissão Europeia indiciada por desvio de fundos públicos

  • Lusa
  • 2 Dezembro 2019

A ex-eurodeputada francesa, Sylvie Goulard, indicada sem sucesso por Macron para a Comissão europeia, foi indiciada por desvio de fundos públicos.

A ex-eurodeputada centrista francesa, Sylvie Goulard, indicada sem sucesso pelo Presidente francês para a Comissão europeia, foi esta segunda-feira indiciada pela juíza responsável do processo dos empregos fictícios de assistentes do seu partido no Parlamento Europeu (PE), referiu fonte judicial.

Goulard, cuja nomeação para a Comissão Europeia foi chumbada precisamente devido a este inquérito, foi indiciada por desvio de fundos públicos após a sua audição num tribunal de Paris, precisou a fonte judicial citada pela agência noticiosa AFP.

Os magistrados da área financeira do tribunal de Paris têm convocado desde 15 de novembro diversas pessoas no âmbito deste inquérito, designadamente por “cumplicidade no desvio de dinheiros públicos”. Entre os convocados encontram-se o antigo guarda do ex-senador e ex-ministro da Justiça Michel Mercier e o diretor do partido de Goulard, o centrista Movimento democrata (MoDem), Alexandre Nardella. O presidente do MoDem, François Bayrou, está convocado para sexta-feira.

Os magistrados procuram determinar se os colaboradores parlamentares foram remunerados pelos fundos do PE, quando apenas estavam envolvidos em atividades para o partido francês. A abertura de um inquérito preliminar do procurador de Paris, em junho de 2017, implicou a demissão de Bayrou do seu cargo ministerial, e ainda de Marielle de Sarnez como ministro dos Assuntos Europeus e Sylvie Goulard de ministra das Forças Armadas.

Este caso, juntamente com a polémica sobre as subvenções de um “think thank” norte-americano, custaram a Sylvie Goulard um lugar na nova Comissão Europeia, que lhe foi recusado em outubro pelos eurodeputados.

A antiga eurodeputada, atual vice-governadora do Banco de França, aceitou este verão reembolsar o PE em 45.000 euros. Este montante corresponde a oito meses de salário de um dos seus assistentes, Stéphane Thérou, sobre quem não conseguiu fornecer “prova de trabalho”. A 30 de agosto, o PE encerrou este caso.

O MoDem não é a única formação política visada pela justiça por empregos presumivelmente fictícios no PE. Um inquérito semelhante foi aberto para A França Insubmissa (LFI, esquerda radical) e Frente Nacional (FN, extrema-direita), no qual cerca de 20 pessoas, incluindo Marine Le Pen, foram chamadas a prestar declarações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-candidata francesa à Comissão Europeia indiciada por desvio de fundos públicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião