Governo vai gastar um milhão de euros por ano na modernização dos consulados
Os planos para a modernização dos serviços dos consulados têm como objetivo tornar os serviços mais acessíveis e garantir "respostas atempadas".
O Governo vai apresentar um relatório sobre o novo sistema de gestão consular para modernizar e tornar os serviços mais simples e acessíveis. O investimento neste sistema, que já está “assegurado”, será de um milhão de euros por ano, durante a legislatura.
Será dentro de algumas semanas que o relatório será conhecido, adianta a secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, em entrevista à RTP Internacional (acesso livre). O objetivo é modernizar os serviços e fazer com que as “pessoas tenham respostas atempadas”, sendo que a secretária de Estado garante que vão “ter verbas” para tal.
Entre as medidas a implementar, onde se inclui substituir computadores e uma série de equipamentos, está também previsto o alargamento a outros países europeus, e posteriormente a África e à Ásia, do Centro de Atendimento Consular, um call center, que já existe no Reino Unido e em Espanha.
No que diz respeito aos funcionários, Berta Nunes admite que, com a modernização, as necessidades de reforço de pessoal sejam menores. Substituir os trabalhadores que saíram é a prioridade, sendo que um reforço será apenas avaliado depois disso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai gastar um milhão de euros por ano na modernização dos consulados
{{ noCommentsLabel }}