Professor Marcelo dá notas. Saída da crise só tem 11. E o resto?

A projeção internacional do país merece 19 valores, mas, na saída da crise, há custos sociais que se prolongam e que puxam a média para baixo.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a dar notas. No programa “Exame”, da TSF, o antigo professor, agora enquanto Presidente da República, aceitou o desafio da rádio para avaliar o país. O balanço? Portugal passa, mas há cadeiras que precisam de mais estudo.

A nota mais alta vai para a projeção internacional de Portugal, com 19 valores. “Como está o país de 0 a 20? Diria que, nesta altura, depois de um ano que se temia muito complicado, nalgumas das suas facetas, como a projeção internacional, tem 19, com a eleição de António Guterres e com o prestígio de Portugal no mundo”, disse o Presidente.

Em matéria de cumprimento dos compromissos europeus, Marcelo atribui 15 valores. “Vamos cumprindo para além das expectativas”, sublinha.

Já quanto à saída da crise, o desempenho é pior, “porque há custos sociais que duram para além da crise e, portanto, estaremos no suficiente”, entre o 11 e o 13.

Por fim, domínios como a cultura, a juventude e a perspetiva de futuro, ou “tudo aquilo que oferece novos horizontes”, merece um 16 ou 17.

A avaliação final?

“Temos uma grande assimetria entre a situação social, que está no suficiente, o cumprimento do rigor financeiro, que está no bom, embora um bom com problemas, e a projeção internacional e as perspetivas do que Portugal pode vir a ser, em que estamos no bom mais”, conclui o Presidente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Professor Marcelo dá notas. Saída da crise só tem 11. E o resto?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião