Ferro Rodrigues adverte André Ventura na AR. Deputado pede audiência a Marcelo
Ferro Rodrigues fez uma advertência ao deputado do Chega, André Ventura, por utilizar "como demasiada facilidade" a palavra "vergonha". André Ventura exige pedido de desculpas.
Está instalada a polémica entre André Ventura e o presidente da Assembleia da República. Ferro Rodrigues advertiu o deputado do Chega por usar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso”. Este, por sua vez, exige agora uma audiência urgente com o Presidente da República.
O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência a André Ventura, por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no Parlamento.
André Ventura intervinha no debate sobre a remoção de amianto de edifícios públicos e estava a terminar o seu discurso quando criticou que o Governo tenha verbas para subsídios vitalícios, mas não ter para a remoção daquele material.
“Uma vergonha”, afirmou o deputado do Chega, já entre alguma vozearia dos deputados. Ferro Rodrigues afirmou então que Ventura “usa muitas vezes” as palavras “vergonha” e “vergonhoso”, quando se dirige à câmara. “O senhor deputado utiliza com demasiada facilidade as palavras vergonha e vergonhoso, o que ofende muitas vezes este parlamento e ofende-o a si também”, afirmou Ferro Rodrigues, aplaudido pela bancada do PS.
André Ventura pediu a palavra para “defesa da honra”, dizendo que um deputado pode utilizar “as expressões que entende” em nome “da liberdade de expressão”, mas o presidente da assembleia respondeu: “Não há liberdade de expressão quando se ultrapassa a liberdade dos outros, que é o que o senhor faz.” E informou-o que já tinha esgotado o tempo.
“É uma vergonha o que se está a passar neste parlamento”, respondeu André Ventura.
Depois deste episódio, o deputado único do Chega acusou o presidente da Assembleia da República de o ter mandado calar durante um debate parlamentar e anunciou um pedido de audiência urgente ao Presidente da República.
O parlamentar de extrema-direita declarou que espera ainda esta quinta-feira um pedido de desculpa formal por parte do segundo magistrado da nação.
Já depois de Ventura recorrer a Belém, Ferro Rodrigues disse ao Observador: “Se André Ventura voltar a fazê-lo será novamente repreendido”.
(Notícia atualizada às 20h29)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ferro Rodrigues adverte André Ventura na AR. Deputado pede audiência a Marcelo
{{ noCommentsLabel }}