OE2020: Governo admite novo aumento extraordinário das pensões

  • ECO
  • 14 Dezembro 2019

Pela via normal, as pensões só irão subir até 0,7%, a partir de janeiro de 2020, mas está em cima da mesa do Conselho de Ministros um novo aumento extraordinário destas prestações.

Pela via normal, as pensões crescerão apenas até 0,7%, a partir de janeiro de 2020, mas a essa subida poderá acrescer um novo reforço extraordinário. De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), a ideia está a ser considerada pelo Executivo de António Costa, que estão reunido, este sábado, em Conselho de Ministros para aprovar a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.

O novo aumento extraordinário das pensões já tinha sido reclamado pelos partidos mais à esquerda, podendo ser uma das chaves para que tais bancadas viabilizem o Orçamento do Estado, que será apresentado esta segunda-feira.

Uma vez que a inflação está significativamente baixa, a concretização desta medida teria um custo elevado, mas o Jornal de Negócios garante que o Ministério das Finanças está disponível para encontrar uma solução intermédia, isto é, um aumento extra menos ambicioso que o dos anos anteriores.

Existem múltiplas formas de reforçar os aumentos automáticos resultantes da lei — que, no próximo ano, serão de 0,7% para as pensões mais baixas e de 0,2% para as intermédias — e é isso que o Governo está a estudar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OE2020: Governo admite novo aumento extraordinário das pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião