DBRS vai fazer dois exames à dívida portuguesa em 2020. Primeiro é já em março

A agência de notação financeira canadiana revisita a dívida soberana nacional pela primeira vez em 2020 a 20 de março. Rating de Portugal está em "BBB (high)".

A DBRS já marcou na sua agenda as datas em que pretende revisitar o rating português no próximo ano. O calendário da agência de notação financeira canadiana tem agendados dois exames à dívida nacional, com a primeira avaliação a ser já em março.

A primeira reavaliação ao rating nacional acontece a 20 de março, ou seja, pouco mais de cinco meses após a mais recente avaliação feita a 4 de outubro, dois dias antes das eleições legislativas em Portugal. Após essa data, a DBRS pretende levar novamente a dívida portuguesa a exame a 18 de setembro.

O calendário da agência de rating canadiana também prevê duas avaliações à dívida de cada uma das regiões autónomas do país: dos Açores e da Madeira. Em ambos os casos, a primeira data de revisão será a 27 de março. Já a 25 de setembro ocorrerá a segunda avaliação.

Quando avaliou a dívida soberana nacional pela última vez, em outubro, a DBRS subiu o rating de Portugal em um nível, colocando-a em “BBB (high)“, o patamar mais elevado em oito anos.

Nessa revisão em alta do rating destacava, “o esforço continuado de consolidação orçamental estrutural, que se traduz no equilíbrio das contas públicas e na redução sustentada do rácio da dívida pública face ao PIB”, acrescentando ainda que “Portugal está a tirar partido das condições favoráveis de mercado para melhorar o seu perfil de dívida e reduzir os encargos com juros”.

Das quatro agências de rating internacionais, a DBRS é a que apresenta a avaliação mais elevada para Portugal. A melhoria do rating português tem ajudado a melhorar as condições de acesso ao financiamento do país, sendo que a taxa de juro a dez anos se encontra atualmente nos 0,36%, mantendo-se assim abaixo da par espanhola que está em 0,41%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS vai fazer dois exames à dívida portuguesa em 2020. Primeiro é já em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião