Procuradoria do Líbano convoca Ghosn para 5.ª feira devido a pedido da Interpol
Procurador-geral do Líbano, Ghassan Oueidat, convocou o ex-presidente da Renault-Nissan para ser ouvido na quinta-feira. Tal acontece no seguimento de um pedido da Interpol.
O procurador-geral do Líbano, Ghassan Oueidat, convocou o ex-presidente da Renault-Nissan Carlos Ghosn para ser ouvido na quinta-feira, depois das autoridades libanesas terem recebido um pedido da Interpol sobre o fugitivo, indicou esta quarta-feira a agência estatal ANN.
A agência adianta que a convocação também está relacionada com “reuniões com responsáveis israelitas” que levaram à apresentação de um processo judicial contra Ghosn no Líbano, país tecnicamente em guerra com Israel.
A procuradoria do Líbano recebeu um pedido da Interpol para deter preventivamente o fugitivo à justiça nipónica, pendente extradição, entrega ou outra ação judicial semelhante.
O anúncio da convocação ocorre no mesmo dia em que o ex-presidente da Renault-Nissan apareceu pela primeira vez em público em Beirute desde a sua fuga há uns dias do Japão, onde foi acusado de “abuso de confiança agravado” e de irregularidades financeiras.
Numa conferência de imprensa na capital libanesa, Ghosn assegurou estar “preparado” para se apresentar perante qualquer tribunal “se for um julgamento justo”, após levantar dúvidas sobre o sistema de justiça japonês e referir ter sofrido “perseguição política” no país.
Ghosn, 65 anos, foi detido pela primeira vez a 19 de novembro de 2018 e a 25 de abril do ano passado, após uma segunda detenção, foi libertado sob fiança, mas ficou com limites à comunicação e movimentos e proibido de sair do Japão.
Conseguiu fugir do país em dezembro e chegar ao Líbano, país do qual detém a nacionalidade, além da francesa e brasileira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Procuradoria do Líbano convoca Ghosn para 5.ª feira devido a pedido da Interpol
{{ noCommentsLabel }}