Lisboa volta aos ganhos à boleia dos máximos da EDP

A bolsa nacional encerrou a última sessão da semana em terreno positivo, ao fim de três sessões consecutivas de perdas. A maioria das cotadas valorizou, com destaque para a EDP.

Ao fim de três sessões consecutivas de perdas, a bolsa de Lisboa voltou aos ganhos, encerrando a valorizar 1%. Entre as 18 cotadas nacionais, a maioria valorizou, com destaque para a EDP e para a Jerónimo Martins que somaram mais de 2%. A impedir uma subida mais expressiva do índice estiveram os títulos da Nos, que perderam 0,5% depois de três administradores terem renunciado a cargo, na sequência do Luanda Leaks.

O PSI-20 avançou 0,99% para 5.286,48 pontos, representando a maior subida deste mês. A contribuir para este desempenho do índice esteve a maioria das cotadas, com destaque para os títulos do setor energético.

A EDP somou 2,16% para 4,303 euros, renovando máximos de 2008, enquanto a EDP Renováveis subiu 1,24% para 11,4 euros, continuando em níveis recorde. A escalada da elétrica liderada por António Mexia acontece depois de fechada a parceria com a Engie para o negócio da energia eólica offshore.

EDP renova máximos

No setor do retalho, a Jerónimo Martins avançou 2,5% para 15,815 euros, enquanto a Sonae somou 0,71% para 0,8565 euros. Entre os “pesos pesados”, destaque ainda para os títulos do BCP que valorizaram 0,11% para 0,1896 euros.

No setor petrolífero, a Galp Energia ganhou 0,11% para 14,115 euros, numa altura em que o preço do barril de petróleo está em queda nos mercados internacionais. O Brent está a cair 2,4% para 60,55 dólares, enquanto o WTI desvaloriza 2,55% para 54,17 dólares.

A impedir uma subida mais expressiva do principal índice bolsista nacional estiveram apenas quatro cotadas, com destaque para a Nos que desvalorizou 0,53% para 4,868 euros, depois da notícia da saída do chairman e de dois administradores. Jorge Brito Pereira, Mário Silva e Paula Oliveira renunciaram aos cargos que tinham na empresa, depois de terem sido mencionados no Luanda Leaks.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa volta aos ganhos à boleia dos máximos da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião